Teologia Protestante

Reformadores da Fé

 

Martinho Lutero

(1483-1546)

Pai da reforma alemã

VISÃO GERAL
Há alguns anos atrás, quando as pessoas começaram a listar as pessoas mais importantes do segundo milênio, Martinho Lutero se encontrava no topo ou quase no topo da maioria das listas. Ele simplesmente mudou o mundo, se atrevendo a desafiar a corrupção da igreja católica romana e dando início a uma reforma social política e espiritual.

EBULIÇÃO DO PROBLEMA
Em 1517, Lutero foi despertado quando bem perto de onde ele estava John Tetzel, pregou uma indulgência aonde uma teologia crua foi acompanhada por um materialismo crasso. Lutero rapidamente protestou desenhando noventa e cinco teses para debate, as quais ele colou na porta da igreja em outubro 31, 1517. Quando foi traduzido e altamente circulado, essas teses causaram uma explosão de sentimentos contra a igreja que acabou com a indulgência. Em conseqüência disso a teologia de Lutero não podia mais passar desapercebida e ele sofreu imediatamente pressões eclesiásticas.
RECONSTRUINDO UMA RELIGIÃO

Espalhar a reforma às paróquias formava uma parte essencial da reconstrução. Lutero viu claramente a necessidade por educação e publicou um apelo a escolas cristão em 1524, trabalhou com Melanchthon num plano para educação popular nas instruções para a visitação a Saxon em 1528 e pregou aos pais sobre mandar os seus filhos a escola em 1530. Tanto a instrução espiritual como a secular era necessária para curar a ignorância predominante no fim da Idade Média. Para ajudar os pastores a proverem isso, Lutero compôs uma obra chamada Large Catechism em 1528 e depois a mais famosa chamado de Small Catechism em 1529. Mais adiante ele fez uma exposição simples sobre o credo, a oração do Senhor, os dez mandamentos e os dois sacramentos. Ele também ofereceu formas de confissão, orações para hora da manhã e para a noite e para antes das refeições. Para suprir mais pastores e professores hábeis para a paróquia ele apoiou Melanchthon nas reformas universitárias, especialmente nas faculdades teológicas.
LEGADO
Essa figura humana tinha dons extraordinários. Talvez a coisa mais notável dele era a sua versatilidade. Sem ao menos ser um lingüístico excepcional ele tinha o domínio da linguagem bíblica. Esse domínio seguia de mãos dadas com um discernimento teológica raro. Lutero conseguia enxergar a fundo as perguntas teológicas e expressáva-se com uma originalidade e força impressionante. Lutero contribuiu mais do que a vasta maioria de dogmáticos para a teologia verdadeira. No entanto, Lutero não era nenhum acadêmico ou teorista teológico. Preocupações teológicas e pastorais o levaram a atacar as indulgências que derrubaram o sistema medieval. A sua habilidade lingüística produziu uma das melhores traduções bíblicas de todos os tempos. A sua combinação de conhecimento bíblico com a simplicidade gráfica de declaração e de realidade vital de fé fez dele um pregador eminente e efetivo. Por trás de tudo, é claro, tinha a sinceridade de uma pessoa que fora trazida a essa missão não por especulação abstrata mas pela realidade do pecado, graça, perdão e fé. Os seus trabalhos são todos vibrantes e desafiadores, pois eles não vieram somente do estudo, mas da vida e ação.

Lutero fez um trabalho que provavelmente nenhum outro poderia ter feito. Ele fez porque ele tinha a combinação necessária de aprendizado, discernimento, caráter e fé.

                


BENEDITO DE NURSIA (480 - 547) Monge italiano; autor do Código Beneditino, que estabeleceu o modelo para a vida monástica européia no início da Idade Média. Benedito foi educado em retórica e leis em Roma, mas se revoltou tanto com a imoralidade existente lá que antes de terminar seus estudos partiu para viver numa caverna perto de Subiaco. Por duas vezes, enquanto morava naquela região, tornou-se abade de grupos de monges. Da primeira vez teve que abandonar, porque os monges se ressentiram do seu rigor. Da segunda vez foi forçado por um padre invejoso. Por volta do ano 520, fundou um monastério em Monte Cassino, onde permaneceu até sua morte e onde redigiu seu Código. Embora não haja evidência de que Benedito teve a intenção de fundar uma ordem, imaginou que seu Código poderia ser seguido em regiões bem distantes. Assim, por exemplo, quando fala da vestimenta do monge, faz concessões para diferenças de clima. Seu Código se caracteriza por moderação, sensibilidade e humanidade. Benedito se opunha às práticas contemplativas de alguns monges, em vez de - pensava ele - criarem um ambiente em que os homens comuns pudessem executar a obra de Deus e terem o seu próprio crescimento espiritual através de uma vida equilibrada por trabalho manual, leitura, oração e adoração. Em 1965, Bendito foi proclamado o santo padroeiro da Europa, pelo Papa Paulo VI.

          


 ATANÁSIO (295–373) Bispo de Alexandria (Egito) Atanásio fez mais do que qualquer outro para conseguir o triunfo da fé ortodoxa nicena sobre o Arianismo, uma luta à qual devotou quarenta e cinco anos e que motivou a sua ida para o exílio cinco vezes. Atanásio nasceu em Alexandria e foi educado lá como teólogo. Ele progrediu rapidamente como leitor, diácono e conselheiro teológico do Bispo Alexandre, acompanhando-o no ano de 325 ao Concílio de Nicéia (perto de Constantinopla, agora Istambul, na moderna Turquia). Atanásio sucedeu a Alexandre como bispo, depois da morte deste, em 328.

         


  ALLEN RICHARD (1760-1831) Fundador da Igreja Metodista Episcopal Africana, que se tornou uma das mais fortes denominações dos negros. Nascido escravo, Allen se converteu aos dezessete anos através de uma pregação metodista. Imediatamente começou a pregar o evangelho, primeiro para sua família, depois para o seu patrão (que se converteu) e finalmente para negros e brancos por toda a América. Allen aprendeu a ler e escrever sozinho e então, depois de muito trabalho, foi capaz de negociar sua liberdade. Depois de trabalhar em vários ramos, pregando todo tempo como leigo, chegou à Filadélfia aos vinte e seis anos. Adorava regularmente junto com outros negros na Igreja Metodista São Jorge. Num domingo, em 1787, um incidente doloroso afastou os negros daquela congregação. Enquanto o amigo de Allen, Absalom Jones, orava em voz alta, administradores brancos da igreja obrigaram-no a ir para o seu lugar num esforço de mantê-lo quieto. Em resposta, Jones, Allen e os outros negros deixaram a igreja. Pouco depois, Allen e Jones fundaram a Sociedade Africana Livre, a primeira organização da América criada por negros para os negros. A sociedade não-separatista proporcionou ajuda mútua e encorajamento espiritual para a comunidade negra da Filadélfia. Quatro anos mais tarde Jones e Allen deixaram a Sociedade e Jones veio a ser o fundador da Igreja Episcopal Negra. Em 1793 Jones e Allen lideraram outros negros na obtenção de ajuda para a população inteira da Filadélfia durante uma severa epidemia de febre amarela. Também em 1793 Allen fundou a Igreja Betel para Metodistas Negros (Filadélfia). Foi ordenado Pastor metodista em 1799. Por causa do desconforto da predominância de brancos na igreja metodista, a congregação de Allen e outras igrejas metodistas negras organizaram sua própria denominação, a Igreja Episcopal Metodista Africana, e Richard Allen foi seu primeiro bispo em 1816. Ele serviu a esse grupo crescente de metodistas negros como líder amplamente respeitado até sua morte em 1831.

          


BACH, JOHANN SEBASTIAN (1685-1750) Organista e compositor alemão, uma das figuras mais ilustres na história da música As contribuições de Bach uniram muitos detalhes dos estilos musicais da Alemanha, França e Itália, durante os anos próximos ao período barroco. Sua importância na história da música para órgão, coral, cantata e oratório teve significativa relação com a liturgia luterana e suas obras são reconhecidas pela enorme quantidade com alta destreza. Por quase dois séculos a família Bach fez música ativamente. Com vinte músicos conhecidos em sua linhagem, parecia uma dinastia musical. Johann Sebastian, com seus filhos Karl Philipp Emanuel, Johann Christian e Wilhelm Friedemann, compõe o mais conhecido grupo, formado relativamente tarde na história. Karl Philipp Emanuel (1714-1788) foi o segundo filho de Bach que sobreviveu, conhecido por sua experiências com a emergente sonata da Era Clássica. Johann Christian (1735-1782), o décimo-primeiro filho que sobreviveu, era conhecido como o Bach "Londres" e compôs sinfonias, concertos e música vocal e de câmara. Wilhelm Friedemann, conhecido como o Bach "Halle", era o filho mais velho e compôs uma sinfonia, obras para piano e peças para dança.

          


 GREGÓRIO I (O GRANDE) (540-604) Papa, 590-604-considerado o pai do papado medieval O quarto e último dos latinos assim chamados "Doutores da Igreja", Gregório nasceu em Roma de pais ricos e recebeu uma educação abrangente. Distinguiu-se tanto no estudo das leis que em 573 recebeu a indicação imperial para ser prefeito de Roma. No entanto, sua piedade levou-o a renunciar ao mundo e, depois da morte de seu pai, deu sua riqueza e canalizou energias para as boas obras. Fundou sete monastérios na Sicília e um em Roma, tendo ele mesmo ingressado neste último em 575. Não por muito tempo, no entanto, porque o Papa Benedito I o persuadiu a abandonar os claustros e ordenou-o como um dos sete diáconos romanos em 577. Dois anos mais tarde, o Papa Pelágio II enviou-o como seu delegado para Constantinopla. Deve ter sido permitido a Gregório retirar-se para o seu monastério uma vez mais em 585, mas saiu de novo, relutantemente, quando eleito papa em 590. A despeito de sua perspicácia jurídica não foi considerado como um erudito, nem foi mais do que um medíocre teólogo. Não conhecia nenhuma das linguagens bíblicas, não tinha tempo para aprender assuntos pagãos e não foi um pensador original. Foi principalmente um professor e pregador. Seguiu a linha teológica de Agostinho de Hippo, cujo ensino diz-se ter "passado à Igreja medieval de uma forma degradada e grosseira, suplementada com concepções de anjos, demônios, milagres e purgatório."

           


TAYLOR, JAMES HUDSON (1832–1905) Fundador da Missão Continental da China Nascido numa família da igreja metodista de Barnsley, Yorkshire, Taylor foi muito influenciado nas coisas espirituais tanto por seus pais como por seus avós que haviam recebido John Wesley como hóspede em suas casas. Seu pai, um farmacêutico, tinha uma profunda preocupação com a condição espiritual da China. Ainda bem novo, por volta de cinco anos de idade, Taylor demonstrou que um dia gostaria de ser missionário na China. Ele recebeu as lições escolares básicas em casa, porque era uma criança frágil e quase sempre enferma. Tinha um forte relacionamento com sua mãe e irmã, que oravam muito por ele quando estava agitado espiritualmente. Em junho de 1849, aos dezessete anos, enquanto lia um texto inspirativo sobre a obra redentora de Cristo no gabinete de seu pai, sentiu que finalmente tinha entendido o que Cristo havia feito por ele. Nessa ocasião ofereceu sua vida a Cristo e sua obra. Em 1849, Taylor sentiu a chamada do Senhor para a China. Respondeu positivamente a esse chamado e começou a preparar cada faceta de sua vida para atingir o objetivo de partir para a China. Nesse ponto sentiu que sua vida estava num plano mais elevado. Dois livros ajudaram a formatar o futuro de Taylor. Um deles foi uma cópia do evangelho de Lucas em mandarim; o outro, um livro que falava sobre o valor das missões médicas para a China. Comparando a versão em mandarim com a versão inglesa de Lucas, Taylor foi capaz de começar a aprender o mandarim chinês. Sua preparação profissional mudou de farmácia para medicina. Ele também contatou diferentes sociedades que se envolveram em trabalho missionário na China para manifestar seu interesse nas missões. Taylor contribuiu com seu salário para tais missões. Seu treinamento na área médica começou em Hull e continuou em Londres. Noi nessa época que Taylor, convencido de que não poderia se preparar para o trabalho na China sem depender de Deus para tudo, colocou-se sob um treinamento rigoroso diário. Estudava teologia, latim e grego, tanto quanto medicina, antes de cumprir com suas obrigações. Frequentemente se colocava em situações que requeriam a ajuda de Deus para suprir suas necessidades financeiras. Enquanto esteve em Hull, Taylor viveu principalmente de papa de aveia e arroz, dando uma boa parte do seu salário para o trabalho cristão.

             


PILGRIMS Pequeno grupo de separatistas ingleses que fundou a primeira colônia em Massachussets (dirigiam-se para a Virgínia mas se desviaram da rota) em 1620. Foram para a América do Norte em busca de liberdade religiosa, o que não tinham na Inglaterra. Viajaram num pequeno navio chamado Mayflower. A celebração da colheita no outono de 1621 foi a primeira festa de Ação de Graças.

             


IRENAEUS (fl. c. 175–195) Irenaeus cresceu na Ásia Menor debaixo da pregação do pai apostólico Policarpo e se mudou para o sul da França, se tornando um "ancião" (presbítero) em Lion. Quando o bispo já idoso foi martirizado, Irenaeus o sucedeu como bispo no ocidente. Em seu primeiro trabalho, Irenaeus passa a sua teologia como um depoimento da fé cristã para refutar as heresias de Valentino e Marcion. Para Irenaeus a autoridade da "fá" é estabelecida pela linhagem direta dos anciãos nas igrejas desde os apóstolos. Essa mensagem autêntica da igreja reafirma a bíblia cristã. Ele foi o primeiro a declarar os quatro evangelhos como cânon. A essas, ele também adicionou uma lista de escritas apostólicas, citando todas como "Escritura" juntamente com o Velho Testamento. Irenaeus era mais paulino do que os pais apostólicos. Ele também era mais bíblico e menos filosófico do que os pais da igreja grega que viriam mais tarde. Apesar de ser um contemporâneo dos apologistas e seus trabalhos, Irenaeus foi o primeiro a escrever como teólogo para a igreja.

             


 LEO III (morreu em 816) Papa, 795–816 Nascido em Roma, de origem humilde, Leo é pouco conhecido da história até sua eleição para o papado. Desde o início ficou sujeito à hostilidade da comitiva aristocrática de seu predecessor Pio IX, que fora despojada do poder. Quando em 799, seus inimigos tentaram mutilá-lo fisicamente (o que o desqualificou para o serviço), Leo fugiu para a côrte de Carlos Magno, cujos guarda-costas ele conhecera anteriormente. O legislador francês determinou que Leo fosse reconduzido a Roma, mas acusações adicionais sérias e inquietantes alegadas contra o papa levaram Carlos Magno ao sul para investigar a situação pessoalmente no ano 800. Leo se expurgou em juramento e no dia do Natal de maneira arrojada e dramática coroou Carlos Magno como imperador romano - um ato cuja legalidade e significância tem provocado muita controvérsia entre os estudiosos. Ao mesmo tempo em que a coroação aumentou o prestígio de Leo em Roma, fez com que Carlos Magno o considerasse seu súdito, como eram todos os outros bispos. O evento também provocou tensão nas relações com a parte oriental do império parecendo lançar dúvidas sobre aquela posição. Até a morte de Carlos Magno em 814, mesmo pronunciamentos sobre questões teológicas eram feitos pela voz de Leo, mas o autor era claramente o imperador. Os dois últimos anos de Leo foram novamente atribulados pelos conspiradores e dissidentes.

            


JEROME ( 345– 419) Tradutor da Bíblia Latina; estudioso da Bíblia Nascido numa família rica, perto de Aquiléia (ponto mais ao norte do Mar Adrático), Jerônimo passou sua juventude absorvendo ampla educação em Roma. Não existem descrições de sua conversão, mas se submeteu ao batismo por volta dos vinte anos. Logo depois, Jerônimo meteu-se num período de vinte anos de viagens, uma peregrinação através do império. Essa peregrinação começou em Trier, Gaul, onde Jerônimo estudou teologia por vários anos e passou a ter forte atração para o monasticismo. Retornando então para Aquiléia, ficou três anos com o Bispo Valerianus e um grupo selecionado promovendo estudos contemplativos e de vida. Mas em 375, muito descontente, Jerônimo se mudou para Antioquia, na Síria, onde num sonho que lhe despertou a consciência se deparou com acusações vívidas de estar seguindo não a Cristo, mas a Cícero. Como revelou mais tarde, sentiu que seu comprometimento cristão foi submetido a uma transformação básica depois desse incidente. Imediatamente depois do sonho, Jerônimo se retirou para o deserto ao redor de Chalcis (a leste de Antioquia). Ali começou um estudo intenso das Escrituras - somado ao aprendizado de hebraico e grego - e tentou encontrar-se como cristão. Dois anos mais tarde na volta para Antioquia, Jerônimo foi ordenado padre pelo Bispo Paulinus e ficou absorto com as conferências de Apollinaris de Laodicéia. Mudando-se para Constantinopla, passou dois anos como aluno de Gregory of Nazianzus, o grande professor cujo círculo incluía Basil de Caesaria, Gregory de Nyssa e outras figuras eminentes da Igreja. Foi nesse momento que as obras de Origen o impressionaram fortemente. A peregrinação de Jerônimo terminou nos anos 382 a 385, a parte mais feliz e mais produtiva de sua peregrinação. Uma vez mais em Roma e trabalhando como secretário do Papa Damasus, Jerônimo dedicou-se a seus interesses principais: estudo meticuloso das Escrituras e divulgação ativa da contemplação monástica. Entretanto esse tempo terminou abruptamente pela morte de Damasus e pelos ataques dos seus oponentes, provocados por sua personalidade severa. Em meio a muita confusão, Jerônimo partiu de Roma para procurar um lugar para a vida monástica liberta e remota que achava tão importante. Fixou-se finalmente em Belém em 386. Aí passou os seus últimos trinta e cinco anos, engajado profundamente no estudo bíblico e na tradução da Bíblia, que sua mente privilegiada perseguiu com tanto empenho.

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